PUBLICIDADE

Oriente Médio

Merkel não assistirá em Moscou a comemoração da vitória sobre nazistas

11 mar 2015 - 10h15
(atualizado às 10h15)
Compartilhar
Exibir comentários

A chanceler alemã Angela Merkel declinou um convite do presidente russo Vladimir Putin para assistir em Moscou o desfile militar de 9 de maio, organizado para comemorar a vitória contra a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial, anunciou em Berlim um porta-voz do governo.

A chanceler alemã não poderá honrar o convite, mas no dia seguinte viajará a Moscou para depositar uma coroa de flores no túmulo soldado desconhecido na companhia de Putin, indicou a fonte.

Merkel propôs ao presidente Putin depositar juntos uma coroa de flores no dia 10 e o presidente russo aceitou a proposta, segundo o porta-voz.

Segundo a revista alemã Die Zeit, que cita fontes ligadas à chanceler, Merkel considera impossível assistir o desfile militar no atual contexto de tensão entre a Rússia e os países ocidentais devido ao conflito na Ucrânia.

Os ocidentais acusam a Rússia de apoiar os separatistas do leste da Ucrânia com armas e soldados e a presença de Merkel em Moscou em 9 de maio teria representado uma ofensa para o governo ucraniano, segundo a fonte.

Em Moscou, um porta-voz do Kremlin declarou que não estava a par da ausência de Merkel no desfile.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade