PUBLICIDADE

Oriente Médio

Médico britânico morre depois de mais de um ano de detenção na Síria

17 dez 2013 - 16h35
(atualizado às 17h01)
Compartilhar
Exibir comentários

Um médico britânico, que trabalhava como voluntário em hospitais de campanha na Síria, morreu na prisão depois de mais de um ano detido. O londrino Abbas Khan, um cirurgião ortopedista de 32 anos, tinha sido detido em novembro de 2012 em Aleppo, norte da Síria, para onde tinha ido com o objetivo de ajudar civis feridos.

Confirmando oficialmente a morte, o governo britânico acusou o regime sírio de ter "assassinado" Khan. "Nada pode desculpar o tratamento ao qual ele foi submetido por parte das autoridades sírias, que, de fato, assassinaram um cidadão britânico que estava presente em seu país para ajudar as pessoas feridas durante a guerra civil", declarou à BBC o secretário de Estado britânico de Relações Exteriores, Hugh Robertson.

Segundo seu irmão Afroze, as autoridades sírias tinham prometido libertá-lo esta semana, mas na segunda-feira informaram à mãe do médico a respeito de sua morte. Ela estava na Síria há quatro meses pedindo a libertação de Khan. "Meu irmão estava pronto para voltar para casa. Estava feliz e esperava com ansiedade a hora de ser libertado", declarou à BBC Afroze Khan, afirmando que não tinha recebido detalhes sobre as circunstâncias da morte.

"Estamos arrasados e revoltados com o Foreign Office (Ministério das Relações Exteriores britânico), que ignorou o assunto por 13 meses", acrescentou o irmão do médico que era pai de duas crianças. A Chancelaria britânica disse que tinha solicitado acesso consular ao médico, "seja diretamente ou por intermédio de russos, tchecos e outros", mas que os apelos haviam sido ignorados.

O deputado trabalhista George Galloway confirmou que vinha negociando a libertação do médico "durante meses com o governo sírio, incluindo o presidente" Bashar al-Assad, e que deveria "ir à Síria esta semana para trazê-lo para casa". De acordo com a BBC, a mãe do médico já tinha visitado ele este ano e tinha ficado preocupada com sua aparência frágil. Pesando pouco mais de 32 quilos, Khan disse ter sido torturado.

Guerra civil em fotos Conteúdo exclusivo
AFP AFP

O Terra compilou alguns dos principais materiais fotográficos disponibilizados ao longo destes mais de dois anos de guerra na Síria. Cada imagem leva a uma galeria que conta um episódio específico ou remete a uma situação importante do conflito.

Acompanhe a cobertura exclusiva do Terra através dos jornalistas Tariq Saleh e Mauricio Morales. Sediado no Líbano, Saleh conversou com sírios, visitou refugiados e ouviu analistas. Enviado especial, Morales passou dias com rebeldes.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade