PUBLICIDADE

Oriente Médio

Manifestantes turcos exigem saída dos chefes de polícia

5 jun 2013 - 08h34
(atualizado às 10h14)
Compartilhar
Exibir comentários

Os representantes dos manifestantes turcos exigiram nesta quarta-feira que o governo demita os chefes de polícia de várias cidades do país, incluindo Istambul e Ancara, pelo uso excessivo da força. "Os chefes de polícia que deram a ordem de atuar com violência devem ser demitidos", afirmou um porta-voz do grupo após uma reunião em Ancara com o vice-primeiro-ministro Bülent Arinç.

Os representantes, todos da sociedade civil, entregaram ao número dois do governo islâmico conservador uma lista de reivindicações, incluindo a libertação de todos os manifestantes detidos desde o início dos protestos e o abandono do polêmico projeto de urbanização da Praça Taksim, o estopim da contestação.

Os manifestantes também pedem que a polícia pare de usar gás lacrimogêneo e que a liberdade de expressão seja respeitada na Turquia.

Atendendo à convocação, multidão toma as ruas de Ancara nesta quarta
Atendendo à convocação, multidão toma as ruas de Ancara nesta quarta
Foto: Reuters

Convocação

Milhares de pessoas responderam à convocação de dois sindicatos e se reuniram hoje na Praça Taksim, em Istambul, no sexto dia de protestos contra o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan.

Partindo de dois locais diferentes, os manifestantes, com bandeiras vermelhas e brancas, invadiram a Praça Taksim, coração do protestos que agitam a Turquia, exigindo a renúncia do chefe de governo.

"Taksim, resiste, os trabalhadores chegam" e ainda "Tayyip, os saqueadores estão aqui!", gritavam os manifestantes.

Pelo menos 10 mil manifestantes, alguns com emblemas com a imagem do fundador da Turquia moderna, Mustafa Kemal Atatürk, também marcharam pela capital Ancara em meio a uma nuvem de bandeiras turcas, constatou um jornalista da AFP.

"Este país não se curvará diante de ti", gritaram os manifestantes ao chefe de Governo.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade