PUBLICIDADE

Ásia

Escola feminina afegã sofre suposta tentativa de envenenamento

21 mai 2013 - 13h31
(atualizado às 13h55)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos 80 meninas de uma escola de ensino médio, no norte do Afeganistão, perderam nesta terça-feira a consciência por causa de um aparente envenenamento, em um novo ataque de autoria não reivindicada contra estudantes afegãs.

O incidente ocorreu no colégio feminino Islam Qala, situado no distrito de Shirin Tagab da província de Faryab, informou à agência local AIP o governador local, Luqman Gahrik.

Gahrik explicou que uma pessoa lançou uma substância no complexo escolar que levou as adolescentes a desmaiarem após inalá-la, precisando ser hospitalizadas. Segundo fontes médicas citadas pela imprensa afegã, a maioria das menores já recebeu alta médica.

Os casos de intoxicação em escolas femininas são bastante frequentes no Afeganistão e geralmente são rodeados de certo mistério.

No dia 1º de maio, pelo menos 70 meninas ficaram inconscientes em um incidente parecido em Cabul e em julho do ano passado ocorreu o mesmo com outras 100 estudantes também na capital afegã.

Muitos analistas responsabilizam os talibãs pelos envenenamentos, mas porta-vozes dos rebeldes negaram seu envolvimento nos fatos.

Os insurgentes, no entanto, se opõem à educação das meninas e adolescentes e a proibiram durante seu regime fundamentalista islâmico no país (1996-2001).

Desde a queda dos talibãs por causa da invasão americana, a comunidade internacional vem enfatizando a importância de promover a educação feminina no Afeganistão.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade