PUBLICIDADE

Oriente Médio

Mais de mil pessoas protestam em Londres contra ataque à Síria

Manifestantes comemoraram decisão do Parlamento britânico de vetar ação militar, mas fizeram críticas aos Estados unidos

31 ago 2013 - 17h13
(atualizado às 17h55)
Compartilhar
Exibir comentários
Em frente ao Big Ben, no centro de Londres, centenas de pessoas protestam contra a ameaça de uma intervenção militar na Síria
Em frente ao Big Ben, no centro de Londres, centenas de pessoas protestam contra a ameaça de uma intervenção militar na Síria
Foto: AFP

Mais de mil manifestantes contrários aos ataques na Síria se concentraram este sábado em Londres, atendendo à convocação da organização "Stop the War" para comemorar o repúdio do Parlamento britânico a uma ação militar contra Damasco.

"Não deixem nunca que digam que as manifestações não servem para nada. A nossa funcionou", disse Lindsey German, encarregada do "Stop the War" (Parem a guerra, tradução literal), sob aplausos dos manifestantes reunidos na Trafalgar Square, centro da capital britânica.

Os militantes pacifistas agitavam bandeiras sírias e cartazes com dizeres como "Não ao ataque à Síria" e "Não toquem a Síria". Mulheres repetiam "Estados Unidos, que vergonha", com o rosto pintado nas cores da bandeira síria.

Guerra civil em fotos
AFP

O Terra compilou alguns dos principais materiais fotográficos disponibilizados ao longo destes mais de dois anos de guerra na Síria. Cada imagem leva a uma galeria que conta um episódio específico ou remete a uma situação importante do conflito.

"É um dia de vitória para a opinião pública britânica, que se impôs sobre os que desejam a guerra", disse a à multidão o ex-deputado trabalhista Tony Benn. "As armas químicas são armas horríveis, mas se pensamos nos milhares de pessoas que os soldados britânicos e americanos mataram no Afeganistão e no Iraque, compreendemos que não é certo que outra guerra resolverá o problema", avaliou.

"Queremos enviar um sinal aos Estados Unidos: milhões de pessoas no mundo se opõem a qualquer ação unilateral", disse à AFP o militante de direitos humanos Peter Tatchell.

"Tínhamos informações falsas quando ocorreu a guerra no Iraque, de parte do (ex-secretário de Estado americano) Colin Powell, hoje é a mesma história com as armas químicas. Não sabemos se foram utilizadas pelas forças do governo sírio", disse o aposentado Edmond Furse.

Obama anuncia intervenção militar na Síria mas pede apoio do Congresso:

info infográfico síria forças ocidentais
info infográfico síria forças ocidentais
Foto: AFP

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade