PUBLICIDADE

Oriente Médio

Mais de 50 alunas são envenenadas em colégio no Afeganistão

14 mai 2016 - 11h23
(atualizado às 12h19)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos 52 alunas foram hospitalizadas neste sábado após serem envenenadas supostamente com gás enquanto estavam em suas salas de aula em uma escola da província de Takhar, no norte do Afeganistão, informou à Agência Efe uma fonte policial.

O fato ocorreu no começo da manhã enquanto as estudantes se encontravam em um colégio feminino na área de Ahandara, no distrito de Taluqan, afirmou o porta-voz da Polícia provincial, Abdul Khalil Aseer.

Segundo o porta-voz, o estado de saúde das estudantes hospitalizadas é "bom" e algumas já receberam alta.

Uma equipe de investigação formada por membros da polícia e dos departamentos de Saúde e Educação do governo regional se deslocaram até o local do incidente para esclarecer o fato.

"Pode se tratar de um tipo de gás cujos efeitos desaparecem em poucas horas", explicou o porta-voz policial, depois que após as primeiras investigações foi descartado envenenamento por ingestão de algum líquido ou alimento.

Os casos de intoxicações em escolas femininas são bastante frequentes no Afeganistão e costumam estar rodeados de certo mistério.

Há menos de um mês, 125 alunas foram também hospitalizadas após serem envenenadas supostamente com um gás na província de Farah, no oeste afegão.

Em setembro do ano passado pelo menos 600 alunas e várias professoras foram envenenadas em quatro incidentes diferentes na província de Herat, limítrofe com Farah, o que obrigou às autoridades locais a convocarem uma reunião de emergência.

Muitos analistas responsabilizam os talibãs, pois se opõem tradicionalmente à educação das meninas e adolescentes e a proibiram, de fato, durante seu regime fundamentalista islâmico no país (1996-2001).

No entanto, porta-vozes dos rebeldes negaram envolvimento nesses fatos e asseguraram inclusive que um novo governo no Afeganistão liderado por eles permitiria a educação feminina.

Desde a queda dos talibãs por causa da invasão americana em 2001, a comunidade internacional se esforçar para impulsionar a educação feminina no Afeganistão.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade