PUBLICIDADE

Oriente Médio

Mais de 100 morrem em dia de ataques israelenses contra Gaza

30 de julho foi o dia mais sangrento dos conflitos no Oriente Médio até o momento: mais de 500 pessoas ficaram feridas

31 jul 2014 - 07h45
(atualizado às 07h46)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Palestinos observam os destroços da torre de uma mesquita que, segundo policiais, foi destruída por um ataque aéreo israelense, na Faixa de Gaza, em 30 de julho </p>
Palestinos observam os destroços da torre de uma mesquita que, segundo policiais, foi destruída por um ataque aéreo israelense, na Faixa de Gaza, em 30 de julho
Foto: Finbarr O'Reilly / Reuters

Os aviões de combate e os tanques das Forças de Defesa de Israel (IDF, sigla em inglês) mataram ontem 119 palestinos e feriram mais de 500 na Faixa de Gaza, informaram nesta quinta-feira fontes de saúde do território palestino, o que transformou a quarta-feira no dia mais sangrento da atual ofensiva militar israelense.

O porta-voz do Ministério da Saúde em Gaza, Ashraf al Qedra, especificou que os dois episódios mais graves ocorreram quando a artilharia israelense atingiu uma escola gerida pela ONU no norte da Faixa de Gaza e um mercado na capital.

"20 pessoas morreram nos ataques de tanques contra o colégio Abu Hussein em Jabalya, e outras 20 no mercado público de Shayaia", esclareceu Qedra ontem à noite, antes de acrescentar que "mais de 20 corpos foram retirados dos escombros no sul da Faixa de Gaza".

O porta-voz detalhou que o total de mortos desde o início da ofensiva israelense, que começou em 8 de julho, chega a 1.349 e os feridos são mais de 7,5 mil, a maioria civis, inclusive mulheres e crianças.

As IDF não comentaram sobre os bombardeios contra a escola e o mercado, mas informaram em comunicado que 110 posições terroristas foram atacadas em Gaza nas últimas 24 horas, 20 delas somente na noite passada.

Também ontem, as milícias palestinas dispararam cerca de 120 projéteis contra o território israelense, que não causaram vítimas fatais, de acordo com a imprensa local.

Desde o início da operação Limite Protetor, 56 militares israelenses morreram em combate ou depois que foram atingidos por projéteis disparados de Gaza, além de três civis.

Foto: Arte Terra

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade