PUBLICIDADE

Distúrbios no Mundo Árabe

Mais de 1 mil sírios fogem para a Turquia após bombardeios

26 dez 2012 - 14h07
(atualizado às 14h44)
Compartilhar
Exibir comentários

Quase 1.100 sírios que fugiram de seu país, depois de um ataque mortal no domingo perto de uma padaria no centro da Síria, entraram nas últimas 24 horas na Turquia, indicou uma fonte diplomática turca nesta quarta-feira à AFP. "Estes deslocados, muitos deles mulheres e crianças, são, em sua maioria, provenientes da cidade de Halfaya" (centro), onde 60 civis foram mortos em um ataque perto de uma padaria, disse a fonte sob condição de anonimato.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) relatou um ataque aéreo, mas a agência de notícias oficial Sana afirmou, por sua vez, que as tropas do regime tinham atuaram após um ataque de "terroristas", um termo utilizado por Damasco para designar os rebeldes. O grupo de refugiados entrou na Turquia pela aldeia de Reyhanli, na província turca de Hatay. A Turquia compartilha uma longa fronteira de 900 km com a Síria.

Com as novas chegadas, o número de refugiados sírios em vários campos no sudeste da Turquia ultrapassou 148 mil, de acordo com as autoridades. A Turquia rompeu suas relações com o regime do presidente Bashar al-Assad e apoia os rebeldes.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade