PUBLICIDADE

Oriente Médio

Mais 150 sírios fogem para Turquia por temor de represálias

8 jun 2011 - 06h15
(atualizado às 06h37)
Compartilhar

Cerca de 150 cidadãos sírios fugiram nas últimas 24 horas à vizinha Turquia por temer represálias do Exército da Síria, com o que o número de refugiados deste país em solo turco ascende a 400.

Segundo informou Kemal Dagistanli, prefeito da localidade fronteiriça de Yayladagi, apenas desde a noite de ontem cruzaram a fronteira em torno de 120 pessoas. "Já havia uns 250 sírios no acampamento, e seguem chegando grupos", assegurou o prefeito. "Nosso maior temor é que vá chegando mais gente se não houver uma reconciliação na Síria", acrescentou Dagistanli.

Os sírios que conseguiram cruzar a fronteira contam que temem sofrer represálias do regime de Bashar al-Assad, que está reprimindo com brutalidade as revoltas populares que já têm o saldo de 1.200 mortos. Cerca de 35 refugiados sírios estão hospitalizados em várias clínicas de Hatay, província turca vizinha à Síria.

Além disso, há um grupo de 200 potenciais refugiados que se encontram no lado sírio da fronteira esperando para atravessar à Turquia, informa a agência de notícias turca Anadolu. Desse grupo, em torno de 20 feridos - dois deles em estado grave - puderam atravessar a fronteira para ser atendidos em hospitais da região.

Por outra parte, os moradores da aldeia fronteiriça de Guvecci estão enviando pão e cobertores a um povoado sírio próximo. A Anadolu assegura que o Exército turco aumentou sua presença ao longo da fronteira com a Síria por razões de segurança.

23 de março - Manifestantes contrários ao governo sírio comemoram o avanço dos protestos, na cidade de Daraa
23 de março - Manifestantes contrários ao governo sírio comemoram o avanço dos protestos, na cidade de Daraa
Foto: AP
EFE   
Compartilhar
Publicidade