PUBLICIDADE

Europa

Maioria dos britânicos é contrária a uma intervenção na Síria

1 set 2013 - 06h31
(atualizado às 06h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Aproximadamente 60% dos cidadãos do Reino Unido são contrários à participação de seu país em um possível ataque à Síria, segundo uma pesquisa divulgada neste domingo pela publicação The Observer.

A pesquisa foi realizada entre quarta e sexta-feira, antes e depois da votação na Câmara dos Comuns que no dia 29 de agosto rejeitou a possibilidade de um ataque contra a Síria, proposto pelo primeiro-ministro David Cameron.

A maioria dos britânicos consultados (60%) se mostrou contrária a uma intervenção militar contra o regime sírio de Bashar al Assad, enquanto 24% afirmaram ser a favor.

Entre os eleitores do Partido Conservador, apenas 34% se mostraram a favor, enquanto 50% disseram ser contra.

O respaldo entre os parceiros de Cameron no governo, os liberais democratas, foi um pouco maior, 50% se manifestaram a favor do ataque à Síria e 36% afirmaram ser contra.

Entre os eleitores do Partido Trabalhista, que se opôs à intervenção militar no Parlamento, apenas 24% afirmaram ser a favor, enquanto 59% são contra.

Por uma estreita margem (285 votos a 272), a Câmara dos Comuns rejeitou na quinta-feira a possibilidade de o Reino Unido se envolver em uma intervenção militar na Síria.

O primeiro-ministro do Reino Unido foi um dos grandes defensores desse ataque contra o regime sírio em resposta para o uso de armas químicas contra civis, o que considera um "crime de guerra" e um "crime contra a humanidade".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade