PUBLICIDADE

Oriente Médio

Londres aprova acordo com Jordânia e facilita extradição de Qatada

21 jun 2013 - 18h19
(atualizado às 18h28)
Compartilhar

Um acordo para facilitar a extradição do islamita Abu Qatada, da Grã-Bretanha para a Jordânia, foi definitivamente aprovado nesta sexta-feira pelo Parlamento britânico.

A Jordânia já havia aprovado este acordo, mas ainda deve ser publicado no Diário Oficial da Jordânia e dar lugar a uma troca de cartas diplomáticas para entrar em vigor.

Há uma década, o clérigo radical entra e sai dos presídios britânicos, evitando até agora as sucessivas tentativas de extradição para a Jordânia, onde foi condenado à revelia por acusações de "terrorismo". Atualmente, está detido na prisão de Belmarsh (sudeste de Londres).

Em 10 de maio, porém, o religioso disse que voltaria para a Jordânia de forma voluntária, se o Parlamento ratificasse um tratado proibindo o uso de provas obtidas por tortura.

O religioso de 52 anos mora na Grã-Bretanha desde que pediu asilo, em 1993. Ele provavelmente enfrentará um novo julgamento se voltar para a Jordânia.

"Saudamos a aprovação do tratado pelos parlamentos britânico e jordaniano. Nosso objetivo continua sendo ver Qatada em um avião rumo à Jordânia na primeira oportunidade" que se apresente, afirmou um porta-voz do Ministério do Interior britânico.

Mais cedo, a ministra do Interior britânica, Theresa May, havia informado que ele não seria necessariamente extraditado dias depois da entrada em vigor do tratado, já que recursos ainda podem ser apresentados à Justiça.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade