PUBLICIDADE

Oriente Médio

Londres ainda não decidiu se irá armar os rebeldes sírios

22 jun 2013 - 08h04
Compartilhar

Londres ainda "não decidiu" armar a rebelião síria, indicou neste sábado o ministro britânico das Relações Exteriores, William Hague, pouco antes da abertura da reunião do Grupo de Amigos da Síria, em Doha, para discutir esta questão.

"Sobre a questão de saber se devemos prestar uma assistência letal para a oposição síria, a posição continua a mesma: ainda não tomamos tal decisão", declarou Hague à imprensa.

O ministro, cujo país apoia o fornecimento de armas aos rebeldes na guerra contra o regime de Bashar al-Assad, disse que o assunto deve ser discutido previamente no Parlamento.

Ele acrescentou que a abordagem britânica do conflito sírio gira em torno de uma "maior assistência humanitária" e da oportunidade de promover uma solução política.

Segundo ele, é preciso "promover uma solução política (...) Nós queremos ter sucesso na conferência" internacional de paz Genebra 2.

Esta conferência, proposta por Washington e Moscou, pretende reunir a comunidade internacional em torno de representantes da oposição e do regime, a fim de alcançar um acordo político para o conflito que já dura mais de dois anos.

A reunião deste sábado em Doha reúne representantes de 11 países, incluindo os líderes da diplomacia americana, John Kerry, da francesa, Laurent Fabius, da alemã, Guido Westervelle, e italiana, Emma Bonino.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade