PUBLICIDADE

Oriente Médio

Reino Unido: testes apontam uso de gás sarin na Síria

5 jun 2013 - 06h37
(atualizado às 07h42)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo do Reino Unido afirmou nesta quarta-feira que as análises de mostras procedentes da Síria para saber se continham gás sarin deram resultado "positivo" e que "muito provavelmente" o agente foi utilizado pelo regime do presidente Bashar al-Assad.

"Há um crescente conjunto de informação limitada, mas convincente, que mostra que o regime usa - e continua usando - armas químicas, incluindo sarin", afirmou uma fonte do governo. "Recebemos mostras fisiológicas procedentes da Síria que foram examinadas. O material deu positivo para sarin", disse a fonte.

"A possibilidade de duvidar está ficando cada vez menor. Isto é extremamente preocupante. Usar armas químicas é um crime de guerra. Assad tem que conceder acesso imediato e ilimitado à equipe de investigação da ONU", completou.

Na terça-feira, uma comissão especial da ONU e o ministro de Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, já haviam afirmado que existiam evidências da utilização de armas químicas foram empregadas no conflito sírio. Mais tarde, os Estados Unidos afirmaram que querem reunir e examinar mais evidências sobre a utilização deste tipo de armamento.

A guerra de versões sobre o uso de armas químicas se tornou uma questão central da guerra síria. Há meses governo e oposição acusam-se mutuamente de usar este tipo de armamento no conflito, mas nenhuma aferição independente feita até o momento foi capaz de comprovar o seu uso.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade