PUBLICIDADE

Oriente Médio

Liga Árabe irá ao Conselho de Segurança da ONU pela Síria

17 dez 2011 - 12h23
(atualizado às 13h56)
Compartilhar

A Liga Árabe planeja recorrer ao Conselho de Segurança da ONU para adotar "as decisões árabes sobre a Síria", disse neste sábado o primeiro-ministro do Catar, Hamad ben Khasem al Khalifa. "Os ministros árabes das Relações Exteriores que se reunirão no dia 21 de dezembro desejam discutir esta questão", disse o xeque Hamad ao fim de um encontro do comitê ministerial da Liga Árabe sobre a Síria.

O primeiro-ministro do Catar acrescentou que a intenção da Liga Árabe ao recorrer ao Conselho de Segurança da ONU é "fazer com que sejam adotadas (por esta instância) as decisões árabes, em vez das decisões propostas por outros países", em uma referência a uma proposta de resolução apresentada pela Rússia. "Como a Rússia foi ao Conselho de Segurança, a proposta será apresentada na reunião (de ministros árabes) no dia 21 de dezembro, para que a Liga Árabe vá ao Conselho de Segurança", disse.

Enquanto isso, uma delegação do Iraque que se reuniu neste sábado com funcionários sírios de alto escalão em Damasco decidiu viajar ao Cairo para se apresentar perante a sede da Liga Árabe depois de "encontros positivos" com o presidente sírio Bashar al-Assad, afirmou à AFP o chefe da delegação.

"Viajarei para me encontrar com a Liga Árabe no Cairo, depois de ter discussões positivas com o presidente Assad", disse o conselheiro de Segurança Nacional do Iraque, Falad al Fayad. "Explicamos a posição do Iraque, favorável à busca por soluções pacíficas que respeitem a vontade do povo sírio, no quadro de uma mudança democrática longe de ingerências estrangeiras e de conflitos religiosos", disse.

Também neste sábado, o grupo de contato da Liga Árabe sobre a Síria propôs em Doha pedir ao Conselho de Segurança da ONU que adote seu plano para dar uma saída à crise que vive este país, segundo o primeiro-ministro catariano, Hamad bin Jassin bin Jaber Al-Thani.

Thani fez as declarações após uma reunião no Catar do grupo de contato da Liga Árabe, que apresentará sua proposta aos ministros das Relações Exteriores árabes na próxima quarta-feira para que deem seu sinal verde, informou a rede de TV catariana Al Jazeera, sem oferecer mais detalhes. O plano da Liga Árabe estipula, entre outros, o fim da violência e o envio de observadores para o território.

Em 5 de dezembro, as autoridades sírias anunciaram que aceitavam os observadores, mas com condições, o que rejeitou a Liga Árabe, que havia oferecido levantar as sanções em troca de que Damasco cedesse a esse respeito. A organização pan-árabe impôs sanções econômicas ao regime de Damasco no fim de novembro e suspendeu a participação da Síria nas reuniões da organização.

Com informações da agência EFE

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade