PUBLICIDADE

Oriente Médio

Líderes palestinos se reúnem no Egito por reconciliação

9 jan 2013 - 07h46
(atualizado às 08h02)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente egípcio, Mohammed Mursi, se reunirá nesta quarta-feira no Cairo com os líderes palestinos, Mahmoud Abbas e Khaled Meshaal, em uma tentativa de impulsionar a reconciliação após as últimas ações do Fatah e do Hamas a favor da unidade palestina.

Segundo um comunicado oficial, Mursi se reunirá com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP) e o líder do grupo islamita Hamas depois do meio-dia no palácio presidencial da capital egípcia. O jornal independente Al-Masry Al-Youm, que citou fontes da presidência do Egito, informou que será uma cúpula tripartida.

O clima entre Hamas e Fatah mudou notavelmente desde a ofensiva israelense em Gaza em novembro, com constantes gestos e declarações de ambas as partes a favor da unidade palestina, negociada sem sucesso há anos.

De fato, na sexta-feira passada centenas de milhares de seguidores do Fatah participaram da celebração do 48º aniversário do partido na Faixa de Gaza, pela primeira vez desde que o Hamas tomou o controle da mesma em 2007. Em dezembro passado a ANP, governada por Fatah, permitiu ao Hamas celebrar seu 25º aniversário na Cisjordânia, também pela primeira vez em cinco anos.

Desde que foi eleito presidente nas eleições de junho de 2012, Mursi reiterou seu compromisso de trabalhar para dar fim à divisão interna da Palestina. Fatah e Hamas assinaram um pacto de reconciliação na capital egípcia em 4 de maio de 2011.

A disputa entre as duas facções remonta a junho de 2007, quando os islamitas tomaram o controle de Gaza após expulsar as forças leais a Abbas, o que gerou dois governos palestinos: um do Hamas em Gaza e outro da ANP, composto pelo Fatah, na Cisjordânia.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade