PUBLICIDADE

Oriente Médio

Líder supremo do Irã acusa EUA e Israel por crise na Síria

31 ago 2012 - 08h04
(atualizado às 08h14)
Compartilhar

O guia supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, declarou que Estados Unidos e Israel são "os principais responsáveis ocultos" pela crise na Síria, durante uma reunião com o primeiro-ministro sírio, Wael al-Halaqi, à margem da 16ª reunião de cúpula dos Países Não Alinhados.

O líder supremo iraniano, Ali Khamenei, acusou EUA e Israel de "inundarem" a Síria com armas
O líder supremo iraniano, Ali Khamenei, acusou EUA e Israel de "inundarem" a Síria com armas
Foto: Reuters

Crise na Síria: origens, capítulos, impasses e destinos

Infográfico: linha do tempo conta a história do conflito na Síria
Especial: luta por liberdade revoluciona norte africano e península arábica

"Os principais responsáveis ocultos dos dolorosos problemas na Síria são Estados Unidos e o regime sionista, que inundaram a Síria com armas e apoiaram financeiramente grupos irresponsáveis da oposição", declarou o aiatolá Khamenei, segundo seu site, leader.ir.

"O governo sírio é a vítima neste caso", completou, antes aconselhar Damasco "a prosseguir com as reformas políticas para suprimir todos os pretextos da oposição", além de "revelar à opinião mundial e árabe o que oculta a conspiração na Síria".

O Irã é o principal aliado do regime de Damasco, ao qual concede um apoio incondicional desde o início da revolta popular em março de 2011. Teerã não aceita a ideia de que a solução da crise é a saída do presidente sírio Bashar al-Assad.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade