PUBLICIDADE

Oriente Médio

Líder iraniano vai cooperar com EUA contra Estado Islâmico

O aiatolá Ali Khamenei teria autorizado seu mais alto oficial a coordenar operações militares com americanos, iraquianos e curdos

5 set 2014 - 14h32
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O Estado Islâmico considera hereges os muçulmanos xiitas, que são maioria no Irã</p>
O Estado Islâmico considera hereges os muçulmanos xiitas, que são maioria no Irã
Foto: AFP

O líder supremo do Irã aprovou uma cooperação com os Estados Unidos para combater o grupo extremista autodenominado Estado Islâmico (EI), fontes em Teerã confirmaram ao serviço iraniano da BBC.

O aiatolá Ali Khamenei teria autorizado seu mais alto oficial, o general Qasem Soleimani, a coordenar operações militares com as forças americanas, iraquianas e curdas.

Desde a Revolução Islâmica no Irã em 1979, Washington e Teerã mantêm um relacionamento tenso. Washington cortou relações com Teerã no ano seguinte à revolução, quando estudantes iranianos ocuparam a embaixada americana na capital e fizeram 52 americanos reféns.

O Irã também tradicionalmente se opôs ao envolvimento americano no Iraque, atualmente um aliado do governo iraniano. No entanto, o país de maioria xiita acredita que o EI - um grupo de extremistas sunitas que considera os xiitas hereges - é uma séria ameaça.

Ataques aéreos

No mês passado, bombardeios americanos ajudaram milícias xiitas apoiadas pelo Irã e forças curdas a romper um cerco de dois meses do Estado Islâmico na cidade de Amerli, no norte iraquiano.

O EI tomou partes do norte e do oeste do Iraque e do leste da Síria nos últimos meses.

<p>Soleimani já tem trabalhado no Iraque, reforçando as defesas de Bagdá</p><p> </p>
Soleimani já tem trabalhado no Iraque, reforçando as defesas de Bagdá
Foto: AP

Forças americanas começaram a realizar ataques aéreos em posições do EI em agosto, depois que o grupo ocupou diversas cidades no norte do país.

O general Soleimani já tem trabalhado nos últimos meses fortalecendo as defesas de Bagdá com a ajuda das milícias xiitas.

Em uma foto divulgada na internet, ele aparecia no norte do Iraque na época do rompimento do cerco de Amerli - uma indicação de que a cooperação entre EUA e Irã já pode ter começado.

'Sem soldados em terra'

Reunidos em uma cúpula no País de Gales, líderes da Otan dizem querer formar uma coalizão militar contra o EI.

"Precisamos atacá-los de forma a impedir que eles dominem mais território, a reforçar as forças de segurança do Iraque e de outros (países) na região que estejam preparados para enfrentá-los, sem comprometermos nossos soldados", disse o secretário de Estado americano, John Kerry, segundo a agência de notícias Reuters.

"Eu acho que este é o limite até onde vamos ir: sem soldados em terra", afirmou.

A brutalidade do EI - incluindo assassinatos em massa e o sequestro de membros de minorias étnicas e religiosas, além da decapitação de jornalistas - causou indignação em todo o mundo.

No mês passado, forças iraquianas e curdas conseguiram retirar o EI de partes do norte do Iraque, mas o grupo ainda controla o que declarou ser um califado entre Síria e Iraque.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade