PUBLICIDADE

Oriente Médio

Líder do Hamas termina viagem histórica a Gaza

10 dez 2012 - 15h11
(atualizado às 15h34)
Compartilhar

O líder do Hamas, Khaled Meshaal, deixou Gaza nesta segunda-feira, através do posto fronteiriço com o Egito, em Rafah, colocando fim a sua histórica visita de quatro dias à faixa, na qual pisou em solo palestino pela primeira vez desde que abandonou a Cisjordânia, quando era criança.

Cercado pela multidão, o líder do Hamas faz visita histórica à Faixa de Gaza
Cercado pela multidão, o líder do Hamas faz visita histórica à Faixa de Gaza
Foto: AP

Meshaal dedicou a jornada para visitar familiares de vítimas da ofensiva israelense em Gaza, no mês passado, entre eles líderes do Hamas, na qual morreram 177 palestinos e seis israelenses.

O chefe político do movimento, que vive em exílio, participou do ato que marcou o 25º aniversário do Hamas, com discurso no qual falou em "libertar toda a Palestina". Além disso, Meshaal completou com a intenção de "não ceder um milímetro desde o Rio Jordão até o Mediterrâneo", o que inclui o Estado de Israel.

As palavras encontraram reação na classe política israelense, que interpretou a promessa da libertação da Palestina como prova da "verdadeira face" do Hamas, nas palavras do presidente Shimon Peres.

Mais radical foi Shaul Mofaz, líder do partido de centro-direita Kadima, que chegou a lamentar não que não se aproveitou a presença de Meshaal em Gaza para "cortar sua cabeça".

Ontem, Meshaal insistiu na necessidade de uma "autêntica reconciliação" com o Fatah, outra grande facção palestina, liderada por Mahmoud Abbas e que governa na Cisjordânia.

"Estou em contato direto com o presidente Abbas e com os (mediadores) egípcios para culminar uma autêntica reconciliação", disse em encontro com representantes de diferentes movimentos palestinos.

Na sua chegada, sexta-feira, Meshaal chorou ao beijar a terra palestina pela primeira vez desde que tinha 11 anos, quando sua família se tornou refugiada na Guerra dos Seis Dias de 1967.

EFE   
Compartilhar
Publicidade