PUBLICIDADE

Oriente Médio

Líder do Estado Islâmico morre em bombardeio no Iraque

Abdelaziz al Matiuti, conhecido como "Abu Fahd", era conselheiro da administração estabelecida pelo grupo em Mossul

8 jul 2015 - 08h50
(atualizado às 12h55)
Compartilhar
Exibir comentários

Um destacado líder do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) morreu junto a dois assistentes em um bombardeio aéreo da coalizão liderada pelos EUA ao leste da cidade iraquiana de Mossul, informou nesta quarta-feira à Agência Efe um responsável local.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Mohammed al Bayati, presidente do Comitê de Segurança da província de Ninawa, cuja capital é Mossul, disse nesta quarta-feira que o ataque aconteceu na noite passada e teve como alvo o veículo no qual viajavam os combatentes radicais, ao leste da cidade.

O líder foi identificado como Abdelaziz al Matiuti, conhecido como "Abu Fahd", enquanto os nomes de seus dois ajudantes não foram revelados pela fonte.

"Abu Fahd" era um conselheiro da administração estabelecida pelo EI em Mossul, cidade que o grupo jihadista governa há pouco mais de um ano e onde aplica de forma estrita a lei islâmica.

Na época do ex-presidente Saddam Hussein, tinha ocupado um alto cargo na polícia de Mossul e se uniu posteriormente à insurgência sunita, após a invasão americana do Iraque no ano 2003.

Além disso, tinha sido detido em várias ocasiões, mas foi libertado por motivos de saúde, o que lhe permitiu somar-se às fileiras jihadistas.

O EI ocupou Mossul em 10 de junho do ano passado após conquistar amplas zonas do norte e o oeste do Iraque, onde contou com o apoio de combatentes e antigos responsáveis políticos e de segurança sunitas locais.

O que você precisa saber para começar o seu dia (08/07):
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade