PUBLICIDADE

Oriente Médio

Líder da Al-Qaeda convoca criação de Estado Islâmico na Síria

6 jun 2013 - 10h22
(atualizado às 10h32)
Compartilhar
Exibir comentários

O líder da Al-Qaeda, o egípcio Ayman al-Zawahiri, convocou os jihadistas da Síria a se unirem e lutarem até o estabelecimento de um Estado islâmico no país que "possa libertar a Palestina", em gravação de áudio divulgado nesta quinta-feira pela internet.

Zawahiri advertiu os combatentes na Síria que os Estados Unidos e seus aliados pretendem substituir o governo criminoso do presidente Bashar al-Assad por um dependente que protegerá Israel e rejeitará a "sharia" (lei islâmica). Por esse motivo, fez uma chamada aos jihadistas para que não abandonem as armas até ser estabelecido um Estado islâmico que atue para restaurar o califado na Síria, "que imponha a justiça e liberte a Palestina ou qualquer outra terra do islã ocupado".

No áudio, cuja autenticidade não pôde ser verificada, Zawahiri alertou ainda contra os planos de transformar a "guerra santa" na Síria em um instrumento dos EUA para combater o Irã. O líder afirmou também que a luta em território sírio "é maior que as aspirações americanas e a dominação iraniana". Além disso, deu parabéns aos combatentes por "terem descoberto a face ruim do Irã e seus aliados, que revelaram a brutalidade de seus crimes".

Zawahiri pediu a todos os muçulmanos que apoiem a revolução síria com "suas almas, seu dinheiro e sua experiência". A gravação, de 22 minutos, foi publicada hoje por ocasião do 65º aniversário da criação do Estado de Israel, celebrado em maio.

Em 10 de abril, o islamita Frente al-Nusra, que combate o regime de Bashar al-Assad, anunciou sua lealdade à Al-Qaeda e Zawahiri. A Coalizão Nacional Síria (CNFROS), a principal aliança da oposição, pediu que a Frente al-Nusra permaneça nas fileiras rebeldes e respeite as distintas convicções do povo sírio.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade