PUBLICIDADE

Oriente Médio

Kirchner preside debate sobre cooperação em Conselho de Segurança da ONU

6 ago 2013 - 12h31
(atualizado às 12h38)
Compartilhar

A presidente argentina, Cristina Kirchner, abriu nesta terça-feira no Conselho de Segurança da ONU um debate sobre cooperação entre organismos internacionais organizado pela presidência temporária de seu país no órgão máximo das Nações Unidas.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e uma dezena de chanceleres participavam do encontro, ao qual foram convidadas várias organizações do mundo emergente, como Unasul (União de Nações Sul-Americanas), Celac (Centro de Estudos para América Latina e Caribe), União Africana e Liga de Estados Árabes, entre outras.

Após as palavras de boas-vindas de Kirchner, o primeiro a falar foi Ban Ki-moon, que destacou a importância de "trabalhar juntos para prevenir e gerir crises" e lembrou a longa história de cooperação entre a ONU e organizações latino-americanas em missões para resolução de conflitos e manutenção de paz.

No entanto, o funcionário admitiu que "sempre há espaço para melhorar", mencionando, por exemplo, a necessidade de desenvolver uma "resposta mais rápida" para prevenir conflitos.

A Argentina, membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU durante dois anos desde janeiro, preside de maneira temporária este órgão durante agosto.

O Conselho de Segurança é integrado por 15 Estados membro, cinco dos quais são permanentes com poder de veto (Estados Unidos, Rússia, França, Reino Unido e China) e dez rotativos, com um mandato temporário de dois anos e repartidos de maneira geográfica.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade