PUBLICIDADE

Oriente Médio

Khamenei diz que armas nucleares do Irã são um "mito" criado pelos EUA

19 abr 2015 - 13h36
(atualizado às 13h36)
Compartilhar
Exibir comentários

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse a comandantes do Exército neste domingo que os Estados Unidos haviam criado um "mito" de armas nucleares para retratar o Irã como uma ameaça, endurecendo sua retórica antes da retomada das negociações nucleares nesta semana.

Khamenei, a mais alta autoridade do Irã, já apoiou as negociações, mas continua expressando profundas desconfianças em relação aos Estados Unidos.

"Eles criaram um mito de armas nucleares para que possam dizer que a República Islâmica é uma ameaça. Não, a fonte da ameaça é a própria América, com suas intervenções desestabilizadoras e irrestritas", disse Khamenei em pronunciamento televisionado diante de uma plateia de centenas de comandantes militares.

"O outro lado está metodicamente nos ameaçando militarmente, sem nenhuma vergonha. Mesmo se eles não fizessem essas ameaças abertas, teríamos de estar preparados", disse.

Líderes políticos no Irã e nos EUA lidam com setores domésticos céticos em relação aos avanços das negociações, e os comentários de Khamenei não pareceram sugerir que ele tenha retirado seu cauteloso apoio ao processo diplomático.

O Irã e seis outras potências mundiais, incluindo os EUA, chegaram a um acordo preliminar sobre o programa nuclear iraniano neste mês e devem retomar as negociações em Viena nesta semana, com a meta de atingir um acordo final até o fim de junho. 

O acordo foi um passo importante rumo a uma decisão que tranquilizaria os temores ocidentais de que o Irã poderia construir uma bomba atômica, garantindo também, em troca, a suspensão de sanções econômicas a Teerã.

Apesar do progresso significativo, os dois lados ainda discordam em diversas questões, incluindo a rapidez do processo de suspensão das sanções econômicas após o acordo final.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade