PUBLICIDADE

Oriente Médio

Kerry volta ao Oriente Médio para relançar diálogo de paz

15 jul 2013 - 19h49
(atualizado às 20h26)
Compartilhar

O secretário americano de Estado, John Kerry, viaja à Jordânia nesta segunda-feira, em sua sexta visita à região para persuadir israelenses e palestinos a retomar as conversações de paz.

Kerry se reunirá com uma delegação da Liga Árabe e com líderes jordanianos, disse um alto funcionário americano.

Desde que assumiu o cargo, em 1º de fevereiro, Kerry fez da paz no Oriente Médio uma de suas prioridades.

Um funcionário palestino, que pediu para não ser identificado, declarou à AFP que o presidente palestino, Mahmud Abbas, se reunirá com Kerry em Amã, na Jordânia.

O porta-voz do departamento de Estado, Jen Psaki, disse que ainda não pode confirmar se Kerry encontrará com líderes israelenses e palestinos durante sua viagem.

Psaki informou que o secretário de Estado se reunirá na quarta-feira, em Amã, com funcionários jordanianos e da Liga Árabe para "colocar em dia o processo de paz no Oriente Médio", além de abordar a situação no Egito e na Síria.

O chefe da diplomacia americana dedicou quatro dias no mês passado aos esforços diplomáticos com israelenses e palestinos para tentar persuadir as duas partes a regressar às negociações diretas após três anos de bloqueio.

Após visitar Amã e a cidade de Ramallah, na Cisjordânia, Kerry disse sentir que "fizemos progressos reais" e acrescentou que "com um pouco mais de trabalho o início das negociações pode estar ao alcance".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade