PUBLICIDADE

Oriente Médio

Kerry vai à Cisjordânia em esforço para renovar negociações de paz

19 jul 2013 - 09h37
(atualizado às 09h46)
Compartilhar

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, vai à Cisjordânia nesta sexta-feira para encontrar o presidente palestino, Mahmoud Abbas, disseram autoridades norte-americanas e palestinas, em um último esforço para renovar as negociações de paz com Israel.

Kerry reuniu-se com o negociador palestino Saeb Erekat em Amã nesta sexta-feira e tem consultado as autoridades israelenses por telefone, disse um funcionário dos EUA, sem informar sobre avanços.

Um funcionário do Departamento de Estado dos EUA presente ao encontro em Amã nesta sexta disse que Kerry iria para Ramallah à tarde para encontrar Abbas, mas não revelou as suas propostas para retomar as negociações de paz, rompidas desde 2010.

A liderança palestina rejeitou na quinta-feira o mais recente plano de Kerry, mas sinalizou um caminho livre para que ele continue seu esforço pela paz.

As negociações, cheias de altos e baixos nas últimas duas décadas, foram rompidas no fim de 2010 devido a uma disputa sobre a construção de assentamentos israelenses nos territórios ocupados da Cisjordânia e Jerusalém Oriental, capturados na guerra de 1967.

De acordo com uma autoridade palestina, Erekat disse a Kerry que os palestinos estão prontos a voltar às negociações caso Israel concorde que as conversações tenham como ponto de partida as fronteiras de 1967.

"Nós também precisamos de alguns esclarecimentos em relação aos assentamentos (israelenses) e (a libertação de palestinos) prisioneiros", disse uma autoridade palestina.

Um porta-voz do governo israelense não pôde ser encontrado para comentar sobre a visita de Kerry. Israel recusou-se a atender as demandas dos palestinos e diz que as negociações devem retomar sem condições prévias.

O vice-ministro das Relações Exteriores israelense, Zeev Elkin, disse que estabelecer um Estado palestino nas fronteiras de 1967 seria "suicida".

"Uma negociação em que você primeiro diz no que está disposto a ceder... não é o tipo de negociação que leva a bons resultados no Oriente Médio", disse Elkin à Rádio Israel.

Kerry, em sua sexta visita à região desde março, estava previsto para voltar aos Estados Unidos ainda nesta sexta-feira.

(Por Arshad Mohammed)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade