PUBLICIDADE

Oriente Médio

Kerry retorna a Israel para tentar estimular negociações de paz com palestinos

23 mai 2013 - 12h04
(atualizado às 12h10)
Compartilhar

O secretário de Estado americano, John Kerry, iniciou nesta quinta-feira uma visita a Israel e aos territórios ocupados, no momento em que o governo israelense está dividido sobre a colonização na Cisjordânia e Jerusalém Oriental, considerada uma das principais causas da paralisação das negociações de paz com os palestinos.

Kerry, que antes visitou Amã, onde manteve contatos diplomáticos sobre o conflito na Síria, se reuniu com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Também tem encontros programados com o presidente de Israel, Shimon Peres e com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, em Ramallah.

Kerry, que já fez várias visitas à região com o objetivo de promover as negociações, está na região pela quarta vez desde que assumiu o cargo em fevereiro, em um clima de ceticismo sobre o futuro di processo de paz, bloqueado desde setembro de 2010.

"Conheço a região suficientemente bem como para saber que há ceticismo", declarou Kerry.

"Tivemos anos de amargas desilusões", completou.

"Temos a esperança de que, sendo metódicos, cuidadosos, pacientes, mas minuciosos e tenazes, poderemos esgotar as possibilidades de paz".

Netanyahu afirmou que seu governo deseja retomar as negociações.

"Acima de tudo queremos retomar as conversações de paz com os palestinos. Estamos trabalhando para isto".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade