PUBLICIDADE

Oriente Médio

Kerry: ONU deve estar preparada para agir na Síria na próxima semana

19 set 2013 - 17h46
(atualizado às 21h09)
Compartilhar

"O secretário de Estado americano, John Kerry, pediu nesta quinta-feira que o Conselho de Segurança da ONU vote "na próxima semana" uma eventual resolução obrigando a Síria a respeitar um plano de desmantelamento de seu arsenal químico.

Kerry afirmou que um relatório definitivo da ONU provou que o regime sírio estava por trás do ataque químico de 21 de agosto.

"O Conselho de Segurança deve se preparar para agir na próxima semana" na Síria, declarou Kerry depois de um discurso inesperado no Departamento de Estado. Ele viaja no domingo a Nova York para a Assembleia Geral das Nações Unidas.

"Eu diria à comunidade das nações que o tempo é curto. Não vamos perder tempo debatendo o que já sabemos", disse.

"Em vez disso, temos que reconhecer que o mundo está observando para ver até onde podemos evitar uma ação militar e conseguir por meios pacíficos" destruir o arsenal de armas químicas da Síria, afirmou.

"O desmantelamento total das armas químicas da Síria é possível aqui, por meio de meios pacíficos" insistiu Kerry.

A Rússia segue a posição do regime sírio de Bashar al-Assad, de que a rebelião é responsável pelo ataque com gás sarin, no qual Washington indica que cerca de 1.400 pessoas morreram.

"Nós realmente não temos tempo hoje para fingir que qualquer um pode ter sua própria interpretação dos fatos, ao abordar a questão das armas químicas na Síria. Esta disputa sobre as armas químicas na Síria não é um jogo," disse Kerry.

Depois de um acordo feito com os russos ao fim de longas negociações em Genebra, na semana passada, o presidente sírio, Bashar al-Assad, deve apresentar uma lista completa de seu arsenal de armas químicas até o final desta semana.

O objetivo é colocar as armas sob controle internacional para que sejam destruídas até meados de 2014.

"Precisamos da ajuda de todos para vermos que o Conselho de Segurança faz jus aos seus valores fundadores e aprova uma resolução vinculante que represente um mecanismo mais forte o possível para atingirmos a meta rapidamente", acrescentou Kerry.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade