PUBLICIDADE

Oriente Médio

Kerry diz que israelenses e palestinos devem tomar decisões difíceis

24 mai 2013 - 14h55
Compartilhar

Líderes israelenses e palestinos devem decidir em breve sobre a possibilidade de retomar as negociações de paz, paralisadas há bastante tempo, para acabar com o conflito de décadas, disse o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, nesta sexta-feira.

Ao encerrar dois dias de reuniões na região, Kerry afirmou que manteve conversações "muito produtivas". Mas não havia sinais óbvios de qualquer avanço, já que nenhum dos lados ofereceu o tipo de compromisso necessário para acabar com um impasse de três anos.

"Estamos chegando ao momento em que os líderes precisam tomar decisões difíceis", disse Kerry no final de sua quarta visita à região em apenas dois meses, enquanto luta para superar posições profundamente arraigadas que atrapalham o processo de paz.

O secretário britânico de Relações Exteriores, William Hague, que manteve conversações separadas em Israel e nos territórios palestinos em apoio a Kerry, afirmou a jornalistas em Jerusalém que ainda não tinha visto nenhum progresso significativo.

"Eu não acho que estamos em posição de dizer que os compromissos necessários foram feitos", afirmou.

Os palestinos têm dito repetidamente que só vão retomar as negociações se Israel suspender a construção de assentamentos em terras ocupadas a partir da guerra de 1967, onde pretendem estabelecer seu futuro Estado.

O governo israelense afirma que não deve haver pré-condições e provocou mais irritação no início deste mês, quando foi aos tribunais para tentar legalizar quatro asssentamentos não-autorizados na Cisjordânia.

Kerry disse que levantou a questão com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, cujo governo de centro-direita inclui muitos políticos fervorosamente pró-colonos.

"Também está claro que, quando as ações são tomadas, seja por tribunal ou de outra forma, a nossa opinião é que essas ações podem ser consideradas por alguns como provocativas ... Por isso, é nossa esperança de que haverá um mínimo de esforço lá", disse Kerry.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade