PUBLICIDADE

Oriente Médio

Kerry denuncia falta de transparência nas eleições do Irã

24 mai 2013 - 09h46
(atualizado às 10h04)
Compartilhar

O secretário de Estado americano, John Kerry, denunciou nesta sexta-feira a "falta de transparência" na preparação das eleições presidenciais de junho no Irã, depois que dois dos principais candidatos foram vetados.

"A falta de transparência torna muito improvável que esta lista de candidatos possa representar a ampla vontade do povo iraniano ou encarnar uma mudança", declarou Kerry durante uma entrevista coletiva no aeroporto de Tel Aviv, ao fim de uma viagem a Israel e aos Territórios Palestinos.

O chefe da diplomacia americana considerou "desconcertante um processo no qual um Conselho de Guardiães não eleito e que não é responsável ante o povo iraniano tenha desclassificado centenas de candidatos potenciais com base em critérios imprecisos".

"Está longe de ser uma eleição que respeite as normas segundo as quais a maioria das pessoas e a maioria dos países acreditam que se trata de eleições livres, equitativas e abertas", disse.

Dois dos principais candidatos às eleições presidenciais de 14 de junho, o ex-chefe de Estado Akbar Hashemi Rafsanjani, à frente dos conservadores moderados e dos reformistas, e Esfandiar Rahim Mashaie, ligado ao presidente Mahmoud Ahmadinejad, foram vetados do processo eleitoral.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade