PUBLICIDADE

Oriente Médio

Kerry crê que divergências entre israelenses e palestinos diminuem

17 jul 2013 - 12h58
(atualizado às 13h01)
Compartilhar

O secretário americano de Estado, John Kerry, considerou nesta quarta-feira que as divergências entre israelenses e palestinos diminuíram e que os dois campos se aproximavam da retomada das negociações de paz, estancadas desde 2010.

"Mediante esforços intensos e determinados, pudemos reduzir estas divergências de maneira muito significativa", afirmou em uma coletiva de imprensa em Amã, acrescentando: "Sigo com a esperança de que as duas partes virão se sentar na mesma mesa".

Mais cedo, uma fonte oficial palestina havia afirmado que Kerry está decidido a anunciar novas negociações de paz entre Israel e os palestinos antes de deixar a região na sexta-feira.

"Aconteceram progressos nas reuniões com Kerry depois que ele apresentou o plano ao presidente palestino Mahmud Abbas em uma reunião em Amã. O secretário de Estado está decidido a anunciar, antes viajar na sexta-feira, a retomada das negociações", disse a fonte, que pediu o anonimato.

Kerry, que está em sua sexta viagem ao Oriente Médio desde que assumiu o cargo em fevereiro, também se reuniu com o ministro jordaniano das Relações Exteriores.

No momento não está prevista nenhuma reunião entre Kerry e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

As autoridades palestinas constataram "progressos" nos esforços para retomar as negociações de paz por parte de Kerry.

No encontro de terça-feira com Abbas, os dois conversaram sobre os "detalhes de um plano econômico para apoiar a economia palestina", favorecendo investimentos de quatro bilhões de dólares nos territórios palestinos.

Apesar do desejo de Kerry de anunciar a retomada das conversações, o negociador palestino Mohamed Shtaye colocou em dúvida a vontade de Israel de negociar e recordou que a administração militar israelense ainda tem que se pronunciar sobre um projeto de construção de milhares de casas nas colônias da Cisjordânia.

Abbas exige como condição prévia para a retomada das negociações o fim da colonização e que as fronteiras anteriores à ocupação israelense dos Territórios Palestinos, em 1967, sejam consideradas.

Netanyahu quer uma negociação sem condições prévias e está disposto apenas a "gestos de boa vontade", como a libertação de prisioneiro ou o fim parcial da colonização, segundo a imprensa.

Nesta quarta-feira, o primeiro-ministro israelense afirmou que a decisão da União Europeia de excluir os territórios ocupados da cooperação com Israel coloca em dúvida a neutralidade do bloco no processo de paz.

"Esta diretriz europeia é uma tentativa de definir as fronteiras de Israel à força, com a pressão econômica, ao invés de fazer isto com negociações", afirmou Netanyahu em uma entrevista que será publicada no domingo pelo jornal Die Welt.

"Isto reforçoa a posição palestina e faz Israel perder a confiança na neutralidade da Europa", completou o primeiro-ministro.

O trecho foi divulgado nesta quarta-feira pelo jornal Welt am Sonntag.

Uma fonte do governo israelense, que pediu anonimato, disse que a decisão europeia complica ainda mais os esforços dos Estados Unidos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade