PUBLICIDADE

Oriente Médio

Jornal Washington Post relata prisão de repórter no Irã

Segundo o jornal, outros dois cidadãos americanos também foram detidos

25 jul 2014 - 00h53
(atualizado às 01h29)
Compartilhar
Exibir comentários

O jornal Washington Post expressou nesta quinta-feira sua "profunda preocupação" diante dos "relatos críveis" sobre a detenção de seu correspondente, Jason Rezaian, em Teerã, a capital do Irã, junto com sua esposa, Yeganeh Salehi, e outros dois cidadãos americanos.

O responsável pela editoria internacional do jornal, Douglas Jehl, informou que a publicação recebeu "relatos críveis" de que Rezaian e sua esposa foram presos na noite da última terça-feira na capital iraniana. "Não está claro quem os prendeu nem o motivo da detenção", afirmou o Post. "Estamos profundamente preocupados com essa notícia e com o bem-estar de Jason, Yeganeh e de outros dois que aparentemente foram detidos com eles", afirmou Jehl em comunicado.

O editor do jornal disse que Rezaian, que trabalha como correspondente em Teerã desde 2012, "é um jornalista com experiência que merece proteção e cujo trabalho merece respeito". Rezaian, de 38 anos, tem dupla nacionalidade americana e iraniana. Sua esposa, uma iraniana que iniciou os trâmites para obter a residência permanente nos Estados Unidos, trabalha como correspondente para o National, um publicação com sede nos Emirados Árabes Unidos.

Segundo o Post, os outros dois cidadãos americanos detidos com eles trabalham como fotojornalistas, mas os funcionários americanos ainda não os identificaram. A porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Marie Harf, citada pelo Washington Post, garantiu que já tomou consciência dos relatos sobre a prisão de três americanos em Teerã esta semana. "Nossa maior prioridade é a segurança e o bem-estar dos cidadãos americanos que vivem no exterior", disse Harf, que não revelou detalhes adicionais.

O Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), com sede em Nova York, pediu nesta quinta-feira a libertação imediata dos quatro jornalistas. "O Irã tem um histórico deplorável no que se refere ao tratamento de jornalistas detidos. O governo iraniano é responsável pela segurança dos quatro", afirmou em comunicado o coordenador regional para o CPJ, Sherif Mansour.

Mansour também pediu que as autoridades iranianas "expliquem imediatamente" o motivo das prisões. Estados Unidos e Irã não têm relações diplomáticas formais, o que dificulta a libertação dos cidadãos americanos detidos no país asiático.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade