PUBLICIDADE

Oriente Médio

Jihadistas sequestram cerca de 200 civis curdos na Síria (ONG)

31 jul 2013 - 16h49
(atualizado às 17h18)
Compartilhar

Grupos jihadistas ligados à Al-Qaeda sequestraram cerca de 200 civis curdos depois de violentos combates contra membros dessa etnia em duas cidades do leste da Síria, indicou nesta quarta-feira uma ONG síria.

Os "combatentes da frente Al-Nosra e do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) tomaram o controle do povoado de Tall Aren, na província de Aleppo, e cercaram Tall Hasel, uma aldeia próxima. Eles tomaram como reféns cerca de 200 civis entre os moradores das duas localidades", indicou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) em um comunicado.

Os enfrentamentos "começaram na manhã de domingo depois do apelo de um dos chefes do EIIL para que seus comandados enfrentassem a brigada curda", que segue o Exército Sírio Livre (ESL), principal integrante da insurgência rebelde que luta contra o regime de Bashar al-Assad, segundo o OSDH.

Os jihadistas atacaram a sede de um batalhão dessa brigada em Tall Hasel e mataram seu chefe, indicou.

O ataque provocou violentos combates entre curdos e jihadistas nesses dois povoados que custaram a vida, até esta quarta, de "16 curdos, dos quais onze combatentes", e de dez jihadistas, entre eles um chefe da Al-Nosra, segundo o OSDH.

Jihadistas e combatentes curdos se enfrentam há duas semanas no norte e no nordeste da Síria. Os combatentes curdos expulsaram os jihadistas de várias áreas.

Estes combates deixaram dezenas de mortos de ambos os lados.

A Síria está mergulhada desde março de 2011 em uma guerra civil entre o regime e os rebeldes desencadeada pela dura repressão a uma revolta popular contra o governo.

Mais de 100.000 pessoas morreram no conflito, segundo a ONU.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade