PUBLICIDADE

Oriente Médio

Jihadista dos EUA grava vídeo antes de atentado na Síria

Jovem, de 22 anos, filho de um palestino e de uma americana de origem italiana, assegura que quando estava em seu país se sentia 'triste e deprimido'

31 jul 2014 - 18h35
Compartilhar
Exibir comentários
<p>No v&iacute;deo, Abu Hureira rasga e queima seu passaporte americano</p>
No vídeo, Abu Hureira rasga e queima seu passaporte americano
Foto: Youtube / Reprodução

O cidadão americano Munir Mohammed Abu Salha apareceu em um vídeo divulgado na internet após sua morte explicando os motivos que lhe levaram a cometer um atentado suicida no último mês de maio no norte da Síria.

Na gravação, que foi postada no YouTube na segunda-feira passada, mas que foi divulgada em outras redes sociais nas últimas horas, Salha, que responde ao codinome de Abu Hureira al Amriqui (Abu Hureira, o Americano), afirma que a vida de "muyahed" (guerreiro santo) é "incrível".

"Esta é a melhor vida que tive. Vivi na América, sei como é, você tem todos os parques, restaurantes, comidas e todas essas porcarias, e os carros... Pensa que são felizes? Não são, nem nunca serão", diz Salha.

O jovem, de 22 anos, filho de um palestino e de uma americana de origem italiana, assegura que quando estava em seu país se sentia "triste e deprimido": "A vida fedia", sentencia.

"Tudo o que faz (nos EUA) é trabalhar 40, 50, 60 horas por semana e depois gasta tudo em lixo", declara Salha, que morreu em um atentado suicida no dia 25 de maio na província setentrional síria de Idlib.

No vídeo, cuja autenticidade não pôde ser verificada de forma independente, Abu Hureira rasga e queima seu passaporte americano.

Além disso, detalha que para unir-se à jihad na Síria primeiro viajou para Istambul, aonde chegou com apenas US$ 20 no bolso, e que tudo o que conseguiu depois, inclusive a roupa, foi graças aos "mujahedins".

Durante a gravação, de meia hora e intitulada "A história do emigrante americano", Abu Hureira encoraja os muçulmanos a unir-se à jihad e ameaça os "infiéis".

"Vocês, infiéis, pecadores, viemos por vocês", adverte o jovem, que aparece sentado com um fuzil e a cabeça coberta com um lenço, e adorna seu discurso em inglês com palavras em árabe e frases religiosas.

O documento audiovisual acaba com a imagem do caminhão do lixo, onde supostamente se escondeu Abu Hureira para realizar o atentado.

O vídeo foi produzido pela Frente Islâmica de Comunicação Global, associada à Al Qaeda.

Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, Abu Hureira era membro da Frente al Nusra, braço da Al Qaeda na Síria.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade