PUBLICIDADE

Oriente Médio

Jatos sauditas bombardeiam bases do Exército e depósitos de armas na capital do Iêmen

20 mai 2015 - 10h18
Compartilhar
Exibir comentários

Aviões de guerra de uma coalizão liderada pela Arábia Saudita realizaram na terça-feira à noite o bombardeio mais prolongado à capital do Iêmen, Sanaa, em quase dois meses de ataques aéreos, disseram moradores da cidade, e os alvos foram bases militares e depósitos de armas.

Fogo visto em montanha de Noqum na capital do Iêmen, Sanaa. 19/05/2015
Fogo visto em montanha de Noqum na capital do Iêmen, Sanaa. 19/05/2015
Foto: Mohamed al-Sayaghi / Reuters

Segundo moradores, essa foi a primeira vez em que os ataques aéreos continuaram da manhã até depois da meia-noite desde o início da campanha de bombardeios em 26 de março. Os ataques provocaram fortes explosões por toda a cidade.

O governo iemenita, que tem o apoio da coalizão e está exilado na capital saudita, Riad, disse na terça-feira que não concordaria em manter conversações com os rebeldes enquanto eles não se retirassem das cidades e depusessem as armas, ou seja, parece improvável que haja em breve negociações de paz para acabar com a guerra civil.

A coalizão reiniciou os ataques na noite de domingo, depois de uma pausa humanitária de cinco dias, e rejeitou os pedidos da ONU pela prorrogação da trégua, alegando que houve repetidas violações do cessar-fogo por parte dos rebeldes.

Os rebeldes, uma aliança de milícias xiitas houthis e de forças do Exército leais ao ex-presidente Ali Abdullah Saleh, controlam a maior parte da populosa região ocidental do Iêmen e vêm combatendo forças locais nas cidades de Áden, Taiz, Marib e al-Dhala.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade