PUBLICIDADE

Oriente Médio

Japão seguirá comprando petróleo do Irã, diz diplomata

11 mar 2012 - 13h57
Compartilhar

O Japão seguirá comprando a quantidade de petróleo do Irã que precisar, afirmou o embaixador japonês em Teerã segundo relatos da imprensa iraniana neste domingo. O país asiático tem sofrido pressões para reduzir seu uso de petróleo iraniano por parte dos EUA, que impuseram duras sanções contra os setores energéticos e bancários do Irã para forçar o país a diminuir suas atividades nucleares.

O ministro das Relações Exteriores do Japão, Koichiro Gemba, afirmou na última semana que Tóquio e Washington estavam próximos de um acordo para reduzir importações de petróleo iraniano. Mas o embaixador japonês Kinichi Kumano disse que seu país espera continuar com suas relações econômicas, políticas e culturais com Teerã, apesar das questões nucleares.

"A República Islâmica do Irã segue um dos principais fornecedores de petróleo do Japão", disse Kumano de acordo com o relato da agência de notícias IRNA. "O governo japonês está empenhado em desenvolver relações em outras áreas, nas esferas culturais, e não vê obstáculos para colaboração científica também".

O segundo maior exportador de petróleo da OPEC foi responsável por 8,8 por cento do total das importações do produto pelo Japão em 2011, mas o volume diário de petróleo iraniano importado pelos japoneses caiu cerca de 16 por cento do primeiro para o segundo semestre do ano passado.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade