PUBLICIDADE

Oriente Médio

Japão pede ação da ONU contra Coreia do Norte por lançamento de foguete

17 jan 2013 - 09h04
(atualizado às 09h23)
Compartilhar

O enviado nuclear do Japão convocou nesta quinta-feira o Conselho de Segurança da ONU a agir "o quanto antes" para punir a Coreia do Norte pelo lançamento de um foguete de longo alcance em dezembro.

"Concordamos que o Conselho de Segurança, em nome de toda a comunidade internacional, deve tomar uma medida apropriada", afirmou Shinsuke Sugiyama aos jornalistas após uma reunião em Seul com seu homólogo sul-coreano, Lim Sung-Nam.

"Esperamos que o Conselho de Segurança responda de forma apropriada o quanto antes", acrescentou Sugiyama.

O lançamento bem-sucedido de um foguete pela Coreia do Norte em dezembro desencadeou preocupações no mundo inteiro com relação à segurança, assim como a condenação da ONU e apelos dos Estados Unidos e de seus aliados para que ocorra um endurecimento das sanções contra o país.

Pyongyang, por sua vez, anunciou que o lançamento foi puramente científico.

Grande parte do mundo encarou este ato como sendo um teste de míssil balístico disfarçado que violou as resoluções da ONU impostas após os testes nucleares e de míssil realizados em 2006 e 2009.

Os Estados Unidos têm mantido contatos permanentes com o Japão e com a Coreia do Sul, ao mesmo tempo em que negociam com a China sobre qual ação tomar no Conselho de Segurança.

Como única grande aliada da Coreia do Norte, a China tem apresentado resistência a aprovar duras sanções, argumentando que pressionar Pyongyang pode causar consequências perigosas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade