PUBLICIDADE

Oriente Médio

Israelenses e palestinos acertam nova reunião nas próximas duas semanas

30 jul 2013 - 14h04
(atualizado às 14h15)
Compartilhar

O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, anunciou nesta terça-feira que as "produtivas" conversas iniciadas ontem em Washington continuarão "em algum momento das próximas duas semanas" em Israel ou nos territórios palestinos.

"As partes concordaram em seguir envolvidas em negociações sustentadas, continuadas e essenciais nos assuntos chave", disse Kerry em entrevista concedida após o encerramento das duas rodadas de conversas em Washington.

Kerry também qualificou de "muito positiva" a reunião de hoje na Casa Branca entre o presidente dos EUA, Barack Obama, o vice-presidente americano, Joseph Biden, e os dois chefes negociadores, a ministra israelense de Justiça, Tzipi Livni, e o representante da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Saeb Erekat.

O "compromisso pessoal" de Obama com o reatamento destas negociações de paz, paralisadas desde 2010, "foi essencial", destacou Kerry.

"O tempo de uma paz duradoura chegou", afirmou Kerry. O secretário de Estado admitiu que o caminho para se chegar a ela será difícil" mas disse estar "convencido" que a paz será alcançada graças aos esforços e a experiência das equipes negociadores.

Kerry também afirmou que ambas as partes devem estar comprometidas com a tomada de "decisões difíceis" e que o objetivo continua sendo a existência de "dois Estados vivendo um ao lado do outro em paz e segurança".

"Tanto israelenses como palestinos têm preocupações de segurança legítimas", frisou o chefe da diplomacia americana.

Livni e Erekat iniciaram na segunda-feira em Washington as primeiras conversas de paz diretas desde 2010, com um jantar no Departamento de Estado liderado por Kerry.

Os negociadores retomaram hoje o diálogo com um encontro no começo da manhã com o recém nomeado enviado especial dos EUA para o processo de paz, Martin Indyk.

EFE   
Compartilhar
Publicidade