PUBLICIDADE

Oriente Médio

Israelense Netanyahu mostra contrariedade com UE

20 jun 2013 - 13h40
(atualizado às 13h52)
Compartilhar

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, manifestou exasperação nesta quinta-feira com a relutância da União Europeia em classificar o movimento Hezbollah, do Líbano, como grupo terrorista.

"Quero dizer, é difícil ver como vocês não podem chegar a um consenso sobre o Hezbollah como uma organização terrorista. Se o Hezbollah não é uma organização terrorista, eu não sei o que é uma organização terrorista", disse ele a Catherine Ashton, a chefe da política externa da UE, no início da reunião de ambos no gabinete do premiê israelense.

Respondendo a Netanyahu, Catherine disse: "Eu ouço o que você diz, principalmente seu temor sobre o que está acontecendo com o Hezbollah. E falaremos sobre essas coisas".

Uma proposta britânica para incluir o Hezbollah em uma lista negra da UE de terrorismo foi rejeitada na quarta-feira por alguns dos 27 membros do bloco, que temem que tal medida aumente a instabilidade no Oriente Médio, disseram diplomatas.

A Grã-Bretanha argumentou que o movimento militante xiita deveria enfrentar sanções europeias pela evidência de que esteve por trás de um ataque a bomba na Bulgária, que matou cinco israelenses e o motorista deles em julho. O Hezbollah, que é listado pelos Estados Unidos como uma organização terrorista, nega qualquer envolvimento no ataque.

(Por Jeffrey Heller em Jerusalém e Justyna Pawlak em Bruxelas)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade