PUBLICIDADE

Oriente Médio

Israel voltar a posicionar soldados em Jerusalém depois de 10 anos

18 out 2015 - 07h50
Compartilhar
Exibir comentários

Israel posicionou 300 soldados neste domingo em Jerusalém sob comando da polícia nacional para apoiar outros organismos de segurança, pela primeira vez desde a Segunda Intifada (2000-2005).

Os militares reforçam assim a vigilância em posições-chave e nos arredores da cidade, segundo informou à Agência Efe o porta-voz da polícia israelense, Miki Rosenfeld.

De acordo com meios de comunicação locais, as tropas reforçarão as forças policiais em linhas de ônibus públicos e outros pontos para fazer frente à onda de ataques palestinos que assola a região.

Os soldados não usam as insígnias militares que geralmente exibem em seus uniformes no ombro e estão, por outro lado, com distintivos da polícia israelense, segundo detalhou a imprensa local.

O exército israelense informou esta semana que a decisão responde a uma diretiva aprovada pelo gabinete de segurança do Executivo "para reforçar a polícia israelense em sua missão de salvaguardar o transporte público e as principais rotas da cidade".

O posicionamento de soldados em Jerusalém, medida não vista em uma década, acontece em paralelo à instalação de grandes blocos de concreto e controles das forças de segurança em bairros palestinos de Jerusalém considerados "zonas de atrito".

As autoridades israelenses também ordenaram outras medidas, como a demolição imediata das casas dos agressores, a revogação de suas permissões de residência e o recrutamento de guardas para vigiar o transporte público, creches e escolas.

Jerusalém foi epicentro dos ataques palestinos, principalmente esfaqueamentos ou tentativas de agressão com arma branca, que somam 15 na cidade desde o dia 1º de outubro.

A espiral de violência custou as vidas de sete israelenses e 42 palestinos, cerca da metade destes últimos autores de ataques consumados ou frustrados, em casos nos quais as versões são contraditórias.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade