PUBLICIDADE

Oriente Médio

Israel suspende construção de assentamentos na Cisjordânia

Israel suspende construção de assentamentos na Cisjordânia

18 ago 2009 - 12h58
(atualizado às 13h19)
Compartilhar

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, suspendeu o início de novos projetos habitacionais em assentamentos israelenses na Cisjordânia com a esperança de chegar a uma posição comum com os Estados Unidos, disse um ministro do governo nesta terça-feira.

"Desde a posse do governo, cinco meses atrás, nenhuma autorização foi concedida na Judeia e Samaria," disse o ministro da Habitação, Ariel Atias, referindo-se a licitações governamentais para novas construções em assentamentos da Cisjordânia.

"O fato é que estamos em compasso de espera... Em uma tentativa, acredito, de chegar a um entendimento com o governo dos EUA e a um acordo de paz abrangente," disse Atias à Rádio Israel.

A entidade israelense antiassentamentos Paz Agora confirmou que não foram aprovadas novas licitações, mas disse que mais de mil unidades residenciais estão sendo construídas atualmente na Cisjordânia ocupada por Israel, em terras que os palestinos reivindicam para seu Estado.

O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, declarou, em Washington: "Acho que os dois lados acreditam que estamos obtendo progresso na questão dos assentamentos," disse ele, sem dar detalhes.

O presidente dos EUA, Barack Obama, exigiu que Israel suspenda toda a atividade de construção em assentamentos, conforme o estabelecido no acordo de paz de 2003 conhecido como "mapa do caminho," que também determina que o governo palestino tem de controlar os militantes.

Netanyahu resiste a suspender totalmente a expansão dos assentamentos e deve se reunir em Londres com o enviado de Obama para o Oriente Médio, George Mitchell, na semana que vem, em uma tentativa de pôr fim à mais grave fissura nas relações EUA-Israel em uma década.

O Paz Agora minimizou o significado do congelamento de novos projetos, dizendo que as construções patrocinadas pelo governo respondem por somente 40% das edificações na Cisjordânia.

"A maioria das obras é feita por iniciativa privada, de grupos de assentados e organizações não-governamentais," disse o Paz Agora em um comunicado.

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, condiciona as conversações de paz com Israel, suspensas desde dezembro, ao total congelamento de construções nos assentamentos.

Mas Israel espera convencer os EUA a aceitarem a continuidade dos projetos existentes para atender às necessidades de crescimento da população nos assentamentos, que o governo israelense espera incorporar a Israel em um acordo de paz com os palestinos.

Os EUA estão tentando persuadir Estados árabes a tomar a iniciativa na normalização das relações com Israel.

Cerca de 500 mil israelenses vivem na Cisjordânia e na parte árabe de Jerusalém, o leste da cidade, territórios que foram capturados por Israel em 1967, na Guerra dos Seis Dias. Na Cisjordânia vivem 2,5 milhões de palestinos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade