PUBLICIDADE

Oriente Médio

Israel rejeita proposta de Kerry para cessar-fogo em Gaza

Acordo foi recusado por todos os membros do gabinete de segurança israelense

25 jul 2014 - 15h58
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Secret&aacute;rio de Estado dos EUA, John Kerry, durante coletiva de imprensa no Cairo, em 25 de julho</p>
Secretário de Estado dos EUA, John Kerry, durante coletiva de imprensa no Cairo, em 25 de julho
Foto: Reuters

Israel rejeitou nesta sexta-feia uma proposta apresentada pelo secretário de Estado americano, John Kerry, para um cessar-fogo na Faixa de Gaza, indicou a televisão pública israelense.

"O gabinete de segurança rejeitou de forma unânime a proposta de cessar-fogo do secretário de Estado americano John Kerry", informou rede de TV.

Durante todo o dia, as negociações diplomáticas foram dedicadas a obter uma "trégua humanitária" na guerra entre Israel e o movimento palestino Hamas em Gaza.

De acordo com a televisão pública, o governo de Benjamin Netanyahu exige que o Exército israelense possa permanecer na Faixa de Gaza para dar continuidade à destruição de "túneis de ataque" cavados pelo Hamas mesmo durante a trégua.

É muito improvável que essa condição conte com a anuência do movimento islamita palestino, que controla a Faixa de Gaza desde 2007.

Os bombardeios israelenses mataram cerca de 850 palestinos, a maioria civis, desencadeando críticas cada vez maiores da comunidade internacional.

Pelo menos 36 soldados israelenses morreram desde o início da operação terrestre, em 17 de julho. Três civis foram vítimas dos foguetes disparados pelo Hamas e não resistiram.

Faixa de Gaza: entenda o conflito Faixa de Gaza: entenda o conflito

Conheça um pouco mais sobre a região, que tem um quarto do tamanho do município de São Paulo, mas uma enorme importância para a história do Oriente Médio

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade