PUBLICIDADE

Oriente Médio

Israel rejeita acordo nuclear iraniano como distante da realidade

2 abr 2015 - 17h47
(atualizado às 17h47)
Compartilhar
Exibir comentários

Israel rejeitou um acordo nuclear preliminar alcançado entre o Irã e grandes potências mundiais nesta quinta-feira, considerando que o pacto está distante da realidade, e prometeu continuar os esforços para evitar um "mau" acordo final.

O ministro de Assuntos Estratégicos, Yuval Steinitz, disse em comunicado após o anúncio na Suíça: "Os sorrisos em Lausanne estão distantes da realidade miserável em que o Irã se recusa a fazer concessões sobre a questão nuclear e continua a ameaçar Israel e todos os outros países do Oriente Médio."

"Vamos continuar com nossos esforços para explicar e convencer o mundo na esperança de evitar um mau acordo (final)."

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que conversaria ainda nesta quinta-feira com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que deve aguardar o telefonema para fazer qualquer comentário sobre o assunto.

Mais cedo, enquanto detalhes do acordo preliminar eram finalizados, Netanyahu exigiu num post no Twitter que qualquer acordo alcançado com o Irã "precisaria reverter significativamente a capacidade nuclear do Irã".

Netanyahu anexou à mensagem um diagrama mostrando o envolvimento de Teerã em conflitos no Oriente Médio no Iêmen, Iraque, Líbano e Egito e reiterou as exigências de Israel de que o Irã "pare com seu terrorismo e agressão".

Netanyahu tem criticado há muito tempo o acordo que está sendo negociado com Teerã.

Num discurso polêmico ao Congresso dos Estados Unidos no mês passado que deixou as relações com Obama ainda mais tensas, ele chamou o acordo de um "mau negócio", duvidando que os termos do pacto impediriam o arqui-inimigo de Israel de alcançar uma capacidade de adquirir armas nucleares.

Israel, que considera o programa nuclear do Irã uma ameaça existencial, já havia ameaçado atacar o Irã se ficasse insatisfeito com um eventual acordo.

(Reportagem de Dan Williams)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade