PUBLICIDADE

Oriente Médio

Israel quer retomar negociação com palestinos, diz ministro

11 fev 2011 - 00h04
(atualizado às 01h31)
Compartilhar

O ministro israelense da Defesa, Ehud Barak, pediu nesta quinta-feira em Nova York que sejam retomadas as negociações entre israelenses e palestinos, "apesar de todas as turbulências ao redor". "Acredito que a paz só emergirá de um diálogo entre dois sócios, entre nós e os palestinos", disse o ministro israelense em uma coletiva de imprensa após se reunir com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

"Estamos em negociações há 20 anos e acredito que recentemente chegamos a acordos em uma série de medidas de confiança, tanto em Gaza quanto na Cisjordânia, para avançar, como a construção de instituições e uma espécie de Estado embrionário dirigido por (presidente da Autoridade Palestina) Abu Mazen (Mahmud Abbas) e pelo primeiro-ministro (Salam) Fayyad", disse Barak.

"Também estamos preparados para iniciar negociações imediatas sobre a maneira de estabelecer mudanças na segurança com o futuro Estado palestino", acrescentou.

As negociações diretas entre Israel e os palestinos duraram três semanas e foram paralisadas em 28 de setembro, dia em que terminou o prazo de congelamento da colonização israelense.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade