PUBLICIDADE

Oriente Médio

Israel pune soldados que bateram em palestino

14 jun 2015 - 15h20
Compartilhar
Exibir comentários

O exército israelense sancionou neste domingo com penas disciplinares vários soldados que agrediram na sexta-feira um palestino no norte da Cisjordânia, incidente que foi gravado em vídeo e divulgado pelas redes sociais ao longo do fim de semana.

"Depois do incidente, o comandante da brigada concluiu que embora a detenção (do palestino) tenha sido justificada, os meios empregados não foram os apropriados e esse comportamento não está de acordo com a conduta que se espera de soldados do exército israelense", informa um comunicado que a Agência Efe teve acesso.

Dois dos quatro soldados envolvidos foram condenados a 28 dias de liberdade condicional e os outros dois a 30 dias de confinamento em seus quatéis.

O exército israelense abriu o processo disciplinar contra os quatro militares que aparecem em um vídeo agredindo e insultando um palestino. O indivíduo é agredido com socos e fica no chão enquanto um soldado diz: "tirem as câmeras daqui".

O incidente ocorreu na sexta-feira passada em Yilazún, campo de refugiados ao norte da cidade cisjordaniana de Ramala, na presença de jornalistas e fotógrafos, e foi divulgado pela imprensa palestina e pelo site israelense "Ynet".

A gravação mostra um palestino entre vários soldados, um dos quais o insulta a gritos, enquanto outro se aproxima uniformizado e com uma espingarda em posição ameaçadora.

Posteriormente, o palestino que aparece desarmado e não se solta em nenhum momento dos soldados israelenses é rendido e jogado ao chão, onde fica sem poder movimentar a cabeça, e leva golpes de fuzil no rosto.

O exército israelense já havia afirmado em um primeiro comunicado de manhã que, com base em informações preliminares, a conduta dos soldados se contradiz com "a esperada" e que eles poderiam ser submetidos a medidas disciplinares.

De acordo com o exército israelense, antes de ocorrer o incidente gravado em vídeo, foram registrados em Yalazun distúrbios que contaram com a participação de 50 a 70 palestinos, alguns dos quais jogaram pedras contra forças israelenses, deixando um soldado israelense ferido.

A imprensa palestina identificou o civil que aparece no vídeo como Shadi al-Habsi, que teria participado de um protesto na sexta-feira para expressar sua revolta ao ter um parente atingido por gás lacrimogêneo usado por soldados israelenses.

Também foi informado pela imprensa que forças israelenses utilizaram sua casa para se refugiar de pessoas que os atacavam com pedras, o que causou danos à sua propriedade. Al-Habsi foi levado ao assentamento judaico de Beit El após sua detenção, segundo os veículos de comunicação.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade