PUBLICIDADE

Oriente Médio

Israel não suspenderá ação sem solução para túneis do Hamas

O exército israelense descobriu cerca de 30 túneis até o momento; a imprensa israelense afirma que Benjamin Netanyahu avalia uma retirada unilateral após a detonação dos corredores subterrâneos

31 jul 2014 - 07h35
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Militares israelenses se concentram na fronteira com a&nbsp;Faixa de Gaza em 31 de julho&nbsp;</p>
Militares israelenses se concentram na fronteira com a Faixa de Gaza em 31 de julho 
Foto: Siegfried Modola / Reuters

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse nesta quinta-feira que seu governo não vai interromper a ofensiva Limite Protetor em Gaza até que seja encontrada uma solução para o problema dos túneis que ligam o território palestino com o país.

"Estamos decididos a completar nossa missão com ou sem cessar-fogo", afirmou Netanyahu em um pronunciamento à imprensa em Tel Aviv, junto com o ministro da Defesa, Moshe Yaalon, e o comandante do Exército, Beny Gantz, pouco após uma reunião do Conselho de Ministros.

No encontro, Netanyahu disse a seus ministros que embora não haja "uma solução que ofereça completa garantia", suas forças estão agora "neutralizando uma capacidade que teria permitido aos terroristas matar e sequestrar civis israelenses".

"Não aceitarei uma situação que não permita ao Exército completar essa missão", insistiu o chefe do Executivo, que segundo a imprensa local, não está interessado em expandir a ofensiva em Gaza e avalia uma retirada unilateral após detonar todos os corredores subterrâneos encontrados até agora e construídos pelo Hamas.

O Exército israelense, que entrou em Gaza por terra no último dia 17 com o conhecimento de uma dezena de túneis, descobriu até agora outros 20, além de quase 60 passagens e corredores que conduzem a eles.

Faixa de Gaza: entenda o conflito Faixa de Gaza: entenda o conflito

Conheça um pouco mais sobre a região, que tem um quarto do tamanho do município de São Paulo, mas uma enorme importância para a história do Oriente Médio

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade