PUBLICIDADE

Oriente Médio

Israel mobiliza bateria antimísseis em balneário de Eilat

19 jul 2013 - 11h22
(atualizado às 11h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Palestinos caminham em direção a um posto de controle israelense em Ramallah
Palestinos caminham em direção a um posto de controle israelense em Ramallah
Foto: AP

O exército israelense mobilizou nesta sexta-feira uma bateria antimísseis Iron Dome na cidade balneária de Eilat, às margens do Mar Vermelho, perto da fronteira com o Sinai egípcio, anunciou uma porta-voz militar.

"Uma bateria Iron Dome foi mobilizada nesta manhã na cidade de Eilat, no extremo sul de Israel", declarou esta porta-voz à AFP. "As baterias são mobilizadas em vários locais do país e deslocadas em função da evolução da situação", acrescentou.

Segundo os meios de comunicação israelenses, o exército do Estado hebreu quer proteger este balneário, em plena temporada turística, dos eventuais disparos vinculados a operações do exército egípcio no vizinho Sinai.

Eilat, muito frequentado no verão pelos turistas israelenses e estrangeiros, já foi alvo em ocasiões anteriores de vários foguetes disparados a partir do Sinai egípcio.

O Egito mobilizou forças adicionais nesta semana na península para lutar contra os grupos radicais armados que atacam na região, sobretudo as forças de ordem, desde que o exército egípcio destituiu o presidente islamita Mohamed Mursi, no dia 3 de julho.

A Península do Sinai está habitada principalmente por beduínos, que têm relações difíceis com o poder central, e por grupos islamitas radicais, que utilizam esta região como base para lançar ataques contra Israel.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade