PUBLICIDADE

Oriente Médio

Israel mata comandantes do Hamas em bombardeio em Gaza

Pelo menos dezenove palestinos morreram nesta quinta-feira após fim de trégua na Faixa de Gaza

21 ago 2014 - 07h35
Compartilhar
Exibir comentários
Palestino ferido é retirado de área bombardeada nesta quinta-feira
Palestino ferido é retirado de área bombardeada nesta quinta-feira
Foto: Mohammed Salem / Reuters

Três supostos comandantes da ala militar do movimento islamita Hamas morreram nesta quinta-feira em um bombardeio da aviação de guerra israelense sobre um imóvel da cidade de Rafah, no sul de Gaza.

Testemunha contaram que os corpos de Muhamad Abu Shamala e Raed ao-Attar, responsáveis das 'Brigadas de Ezzedine al Qassam', foram levados para o hospital de Abu Youssef Al-Najar depois de mais de uma dezena de mísseis terem sido disparados sobre o prédio, de três andares.

Ambos eram alvos prioritários de Israel, especialmente Shamala, pois os serviços de inteligência internos israelenses relacionam com a captura em 2006 do soldado israelense Gilad Shalit na operação "Kerem Shalom".

A morte do terceiro comandante, identificado como Muhamad Barhum, foi confirmada pela imprensa local, que afirmou que seu corpo está entre os escombros do edifício destruído.

Este bombardeio ocorre dois dias após outro ataque aéreo que matou a esposa e um filho do chefe das Brigadas, Mohamed Deif, que, segundo o movimento, segue vivo.

Segundo os serviços de emergência palestinos, um ataque aéreo que destruiu um edifício em Rafah deixou sete palestinos mortos. Não estava claro até o momento se os três chefes militares estavam incluídos neste balanço.

Outro bombardeio no acampamento de refugiados de Nuseirat (centro) deixou mais um palestino morto, declarou o porta-voz dos serviços de emergência em Gaza, Ashraf al-Qodra.

Faixa de Gaza: entenda o conflito Faixa de Gaza: entenda o conflito

Conheça um pouco mais sobre a região, que tem um quarto do tamanho do município de São Paulo, mas uma enorme importância para a história do Oriente Médio

Palestinos mortos e feridos

Quatro palestinos foram mortos nesta quinta durante ataques que tiveram como alvo, frustrado, o principal líder militar do movimento, Mohamad al Deif nesta quarta-feira. 

O ataque aéreo aconteceu contra um cemitério, onde as pessoas enterravando familiares, informaram os socorristas. Com eles, o número de palestinos mortos nesta quinta-feira chega a 19, entre eles quatro crianças.

Após uma trégua de nove dias, a guerra travada desde 8 de julho foi retomada na noite de terça-feira na Faixa de Gaza.

Desde que na terça-feira o quarto cessar-fogo foi quebrado, pelo menos 30 palestinos morreram em ataques das Forças Armadas de Israel, número que eleva para 2.070 as vítimas mortais palestinas no conflito, 75% delas civis.

Do lado israelense 64 soldados morreram em combates com as milícias e um civil israelense, um beduíno e um trabalhador asiático foram atingidos por um dos mais de três mil foguetes lançados pelas milícias.

Com informações da EFE e AFP.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade