PUBLICIDADE

Oriente Médio

Israel lança foguetes contra zonas do sul do Líbano

Um comboio militar israelense também foi atacado no território libanês, em uma ação assumida pelo grupo xiita Hezbollah

28 jan 2015 - 09h32
(atualizado às 11h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Tropas israelenses patrulham a fronteira com o Líbano após ataques de ambos os lados
Tropas israelenses patrulham a fronteira com o Líbano após ataques de ambos os lados
Foto: Ariel Schalit / AP

O exército de Israel lançou nesta quarta-feira vários foguetes contra o sul do Líbano, em uma nova escalada de violência na região, após os ataques dos últimos dias nas Colinas de Golã, informou a Agência Nacional de Notícias libanesa (ANN).

A agência disse que a "infantaria da ocupação", em referência a Israel, atacou as imediações de Al Mayedia, Kfar Shuba, Al Abassiya e Al Uazani, localizadas no sul do território libanês, considerado reduto do grupo xiita libanês Hezbollah.

Uma fonte militar explicou à Agência Efe que ocorreu um disparo de projéteis do setor Wazani contra território israelense, mas que não está claro se o lançamento dos foguetes foi efetuado do lado libanês da fronteira.

O exército israelense informou que um comboio militar foi atacado no território libanês nas disputadas Fazendas de Shebaa, ocupadas por Israel, em uma ação assumida pelo Hezbollah.

Em um comunicado, o grupo xiita disse que o ataque com projéteis causou baixas nas fileiras israelenses, embora não tenha detalhado um número de mortos ou feridos.

Na semana passada, Israel aumentou suas forças nas fronteiras com o Líbano e Síria e reforçou as medidas de segurança em toda a zona, após atacar com um avião não tripulado um comboio do Hezbollah, que circulava pela parte síria de Golã.

No ataque morreram seis membros do Hezbollah - entre eles um jovem oficial que era filho do ex-chefe de seu braço armado Imad Mughniye, assassinado em Damasco em 2008 - e um general da Guarda Revolucionária iraniana.

Além disso, a aviação israelense bombardeou hoje de madrugada mais posições das forças do regime sírio na periferia da cidade síria de Al Quneitra, fronteiriça com as Colinas de Golã ocupadas por Israel.

Ontem, o exército israelense disparou 20 projéteis de artilharia contra posições no lado sírio de as Colinas de Golã em resposta ao lançamento de dois foguetes procedentes deste território.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade