PUBLICIDADE

Oriente Médio

Israel está disposto a aceitar plano do Quarteto sob condições

24 set 2011 - 17h00
(atualizado às 17h14)
Compartilhar

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou neste sábado estar disposto a aceitar, sob condições, o plano do Quarteto (Estados Unidos, União Europeia, Rússia e ONU) para se obter um acordo de paz com os palestinos antes do final de 2012.

"Se o Quarteto pede a retomada das negociações diretas sem condições prévias, acredito que se trata de algo importante", afirmou Netanyahu em entrevista à TV estatal de Israel. Sobre a possibilidade de obter um acordo no próximo ano, Netanyahu se mostrou prudente. "Se existe a vontade de firmá-lo, será um sucesso, porque é promissor, mas se não houver vontade, não funcionará".

O primeiro-ministro destacou que nos próximos dias divulgará a posição oficial de Israel sobre a proposta de calendário do Quarteto. "Tenho que estudar a proposta, consultar meus assessores e o gabinete". "Espero que os palestinos compreendam que no fim das contas não será possível enganar as negociações, que não podem conseguir um Estado e seguir em conflito" com Israel.

Netanyahu dá prioridade aos temas de segurança e quer tratá-los de "forma concreta". "Não cometeremos o mesmo erro que em Gaza, que se transformou em uma base iraniana", advertiu sobre a chegada ao poder do grupo radical Hamas.

O Quarteto para o Oriente Médio propôs a israelenses e palestinos retomar as negociações de paz com o objetivo de alcançar um acordo definitivo antes do final de 2012.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade