PUBLICIDADE

Oriente Médio

Israel e palestinos investigarão crimes de guerra em Gaza

Relatório de investigadores da ONU acusa grupos militares de cometerem atrocidades

29 jun 2015 - 13h17
(atualizado às 15h44)
Compartilhar
Exibir comentários
Manifestantes pró-Israel protestam em frente à sede da ONU em Genebra após apresentação de relatório de investigadores independentes sobre o conflito de 2014 em Gaza. 29/06/2015
Manifestantes pró-Israel protestam em frente à sede da ONU em Genebra após apresentação de relatório de investigadores independentes sobre o conflito de 2014 em Gaza. 29/06/2015
Foto: Pierre Albouy / Reuters

Israel e os palestinos prometeram nesta segunda-feira (29) que irão investigar os supostos crimes de guerra cometidos por suas forças durante a guerra de Gaza em 2014 em meio aos clamores crescentes pelo fim da impunidade dos dois lados.

Siga Terra Notícias no Twitter

Durante um debate de três horas muitas vezes virulento no Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), boicotado por Israel, o presidente do fórum em Genebra repreendeu os enviados da Arábia Saudita e da Venezuela por se referirem a Israel como um “regime racista” e à sua “agressão genocida”.

O conselho examinou um relatório produzido pelos investigadores da ONU na semana passada segundo o qual Israel e grupos militantes palestinos cometeram abusos graves contra a lei humanitária internacional durante o conflito em Gaza que podem equivaler a crimes de guerras.

“Este relatório será mais uma fonte de informação de nossa investigação interna”, afirmou o embaixador de Israel, Eviatar Manor, aos repórteres no edifício da ONU em Genebra enquanto centenas de manifestantes pró-Israel faziam uma passeata do lado de fora.

“Um número substancial de casos foi analisado, investigado e encerrado. Há cerca de 100 casos ainda abertos. Os supostos crimes de guerra são crimes muito, muito sérios”.

Israel ataca Gaza após disparos de foguetes:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade