PUBLICIDADE

Oriente Médio

Israel diz que possível acordo de paz será submetido a referendo

28 jul 2013 - 08h07
(atualizado às 09h14)
Compartilhar
Exibir comentários
Netanyahu (centro) participa de reunião semanal de seu gabinete neste domingo, em Jerusalém
Netanyahu (centro) participa de reunião semanal de seu gabinete neste domingo, em Jerusalém
Foto: AP

O governo israelense aprovou neste domingo um projeto de lei que submete a referendo qualquer possível acordo de paz com os palestinos, segundo um comunicado do gabinete do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu.

"Qualquer acordo que possa ser alcançado em negociações será submetido a referendo", afirma o texto, que cita Netanyahu. "É importante que, para tais decisões históricas, cada cidadão vote diretamente sobre um tema que decidirá o futuro do país", acrescentou.

Uma autoridade palestina havia declarado no sábado à AFP que as negociações de paz entre israelenses e palestinos serão retomadas na próxima terça-feira em Washington, depois de três anos em ponto morto. Israel não confirmou oficialmente esta informação.

Segundo a ata da reunião, o governo considera "urgente e importante" aprovar este projeto e afirma que pedirá que o Parlamento se pronuncie o quanto antes sobre isso. A imprensa israelense afirma que o texto pode ser apresentado ao Parlamento na próxima semana para uma leitura preliminar.

O referendo seria a última etapa para ratificar um acordo de paz, uma vez que seja aprovado pelo governo e pelo Parlamento. O projeto de lei é encarado como um gesto para acalmar os ministros conservadores, que temem que Israel precise fazer importantes concessões nas negociações de paz. Também obrigaria a celebrar uma consulta popular caso sejam cedidos territórios sob controle israelense em virtude de um acordo de paz ou de uma decisão governamental.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade